Parcerias: o caminho eficaz na exportação
Alessandra
Nascimento (*)
A globalização tem
gerado novas mudanças na economia mundial. Redução de barreiras comerciais,
formação de blocos econômicos, maior especialização de mão de obra e, em
contrapartida, um número cada vez crescente de desempregados. Nesse contexto as
Pequenas e Micro Empresas se traduzem numa alternativa inteligente aos efeitos
do mundo pós globalizado a partir de sua imensa capacidade de geração de
empregos. No Brasil, por exemplo, elas são mais de 8,5 milhões de empresas e superam
os 31,2 milhões de postos de trabalho, ou seja asseguram 51% dos empregos com
carteira assinada. Seu impacto frente à economia é tanto que, somente em 2011
elas representavam 27% do PIB nacional. A Coluna Logística Portuária
dessa semana vai analisar o peso das pequenas e micro empresas na economia
brasileira.
Em momentos de
crise, as PMES são as mais susceptíveis aos transtornos e dissabores causados
em uma economia frágil. Proporcionar
maiores incentivos às pequenas e micro empresas para alcançar novos mercados,
ancorado na adoção de políticas públicas voltadas às necessidades de cada
segmento industrial contribuem para assegurar um ambiente mais harmônico. A
redução da carga tributária e maior oferecimento de crédito a juros
diferenciados são alguns dos instrumentos que servem de estimulo à exportação.
Um dado
interessante remete a importância desse segmento no comércio exterior. De
acordo com o Sebrae, entre 2002 e 2011 o valor médio exportado pelas PMES subiu
de US$ 100 mil para US$ 193 mil o que representou 1% das exportações nacionais.
A adoção de um olhar mais atento sobre a dinâmica dos pequenos negócios com a
aplicação de regras mais adequadas ao seu cotidiano, solucionaria e minimizaria
os gargalos, muitos deles, no caso específico do Brasil, decorrentes de uma
infraestrutura que deixa a desejar e contribui para a perda da competitividade.
Apostar na
exportação não é uma tarefa simples. Erra quem pensa que ela deva ser encarada
como um simples ato de vendas fora das fronteiras do país de origem. O segredo
começa pela forma como o empreendedor vai encarar a nova fase: a escolha dos
novos mercados, desenvolvimento de competências gerenciais, decisão sobre o quê
vai exportar. Após a consolidação no mercado externo, o próximo passo é
elaborar estratégias que assegurem além de maior competitividade,
diversificação de clientes e expansão de novos mercados.
Durante toda essa
jornada, é fundamental investimentos em tecnologia, criação de embalagens
adaptadas ao translado e ao modal utilizado, readequação da produção às normas
técnicas internacionais, sem esquecer da parte de promoção como novos catálogos,
tradução de informações para outros idiomas, analise da competitividade
interna, alianças estratégicas, adoção de novas formas de comercialização, requalificação
de mão-de-obra, acesso a financiamentos, dentre outros.
A celebração
de parcerias auxilia no decorrer desse processo. Contar com o apoio de
entidades empresariais e órgãos governamentais têm se mostrado um excelente
impulsionador. Para se ter uma noção dessa responsabilidade, no ano passado,
cerca de 15.637 empresas, no Brasil, buscaram o apoio das seccionais da
Confederação Nacional da Industria, CNI, espalhadas pelo país com o objetivo de
promover a internacionalização. Segundo a coordenadora do núcleo de Pequenas e
Micro Empresas da CNI, Suzana Peixoto, prover um ambiente de negócios
favorável, com procedimentos simplificados para abertura e manutenção de uma
empresa e redução e simplificação da carga tributária ajudam no processo. “Não
podemos esquecer a legislação trabalhista brasileira, que é antiquada e não
reflete mais os dilemas atuais do mercado de trabalho e entender que a tomada
de decisões envolvem a inteligência comercial, a identificação de países alvo,
core-business, parceiros e tecnologias”.
(*) O texto foi originalmente publicado no site Gente & Mercado.
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